CULTURA

A Pesquisadora Professora Doutora em Geografia, Maria Augusta Mundim Vargas vai lançar livro sobre as paisagens festivas sergipanas

"Sergipe em Festa: O Lançamento de 'Cultura e Patrimônio' e a Reinvenção das Tradições Populares"

A Pesquisadora Professora Doutora em Geografia, Maria Augusta Mundim Vargas vai lançar livro sobre as paisagens festivas sergipanas
Publicado em 27/08/2024 às 13:24

Hoje terça-feira, 27 de agosto, a professora e doutora em Geografia, Maria Augusta Mundim Vargas, lançará o livro intitulado “Cultura e Patrimônio – paisagens festivas sergipanas”. O evento ocorrerá no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, a partir das 17 horas.

Reconhecida por sua atuação em estudos sobre representações sociais e a sustentabilidade do patrimônio cultural, a autora é pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e lidera, desde 2004, o grupo de pesquisa Sociedade e Cultura, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O livro é resultado de um aprofundado estudo da cultura popular sergipana, especialmente manifestada nas festividades. Maria Augusta destaca que o conteúdo da obra é “adensado pela memória do que vi e vivi com as gentes sergipanas desde 1980”. Ela descreve a riqueza das paisagens culturais de Sergipe, que mesclam a grandiosidade histórica de locais como a praça São Francisco, em São Cristóvão, com as tradições populares que ainda ressoam nas festas espalhadas pelo estado.

A obra explora a identidade cultural dos sergipanos e o zelo com suas festividades, desde as silibrinas e festejos natalinos até as celebrações juninas, cada uma com sua singularidade. “Sergipe é uma festa”, afirma a autora, enfatizando a importância de valorizar essas tradições mantidas pela resistência dos mestres e mestras que perpetuam os saberes e fazeres das festas.

O lançamento promete reunir amantes da cultura sergipana, pesquisadores e interessados em aprofundar o conhecimento sobre as ricas manifestações culturais que moldam a identidade do estado.

Por Antonio Glauber Santana Ferreira – Japaratuba-SE